Foto: Carol Guimarães/Semcos

Município conquista elaboração do Plano de Coleta Seletiva e Educação Ambiental, ficando em 4º lugar entre quinze escolhidos

Carina Yano/Semcos-

Em setembro de 2021, a UEMS em conjunto com o Ministério Público, publicou um edital onde Mundo Novo e mais 14 municípios foram contemplados com a elaboração de Planos de Coleta Seletiva e Educação Ambiental.

Algumas das ações que ajudaram na pontuação foi a campanha do Lixo Eletrônico, caminhão da Coleta Seletiva, manutenção da limpeza da cidade, baia (coleta de vidros), recuperação de nascentes e a própria UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis).

Todos os 79 municípios do estado puderam participar. Mais de 20 cidades enviaram uma carta de apresentação mostrando as atividades ambientais realizadas, estruturas e futuros projetos voltados para o turismo e geração de emprego: 60% de estrutura e 40% de ações desenvolvidas.

O processo foi vistoriado e analisado por meio de uma Comissão Julgadora composta pelo Ministério Público, IMASUL/Semagro, UEMS e Tribunal de Contas do Estado.

De acordo com a coordenadora da Coleta Seletiva, Jaqueline Meireles, o núcleo ambiental da UEMS de Dourados, estará acompanhando as 15 cidades, realizando um diagnóstico para o desenvolvimento e melhoria das atividades.

O município deve avançar ainda mais na área da Coleta Seletiva. Aguarda a Energisa instalar a energia elétrica na Unidade de Valorização de Recicláveis, para inaugurar a mesma. A programação é de abertura da UVR no próximo mês.

Confira a entrevista exclusiva com a coordenadora Jaqueline Meireles e Jandaia Caetano: