Carina Yano/Semcos-

Na manhã desta quarta-feira (01), os gestores e trabalhadores da Associação de Recicladores Ambientais Mundonovenses (ARAM) receberam a primeira carga de resíduos na Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), no bairro Universitário.

A UVR foi inaugurada no dia 13 de maio, na semana do aniversário do município. O investimento foi de R$ 2 milhões, com recursos da Itaipu (R$ 1,3 milhão) e do Governo de Mundo Novo.

De acordo com coordenadora da Coleta Seletiva, Jaqueline Meireles, a estrutura e a localização do trabalho dos catadores foi um ponto positivo. Anteriormente, eles se deslocavam até a UPL, de difícil acesso e a dinâmica de trabalho menos efetiva.

Ela destacou que os trabalhadores vão utilizar uniformes e luvas durante a execução do serviço. Todos possuem um armário com seu nome para armazenamento de pertences. Coincidentemente, chovia muito no primeiro dia de trabalho da ARAM.

Jaqueline apontou que pode aumentar sua porcentagem na separação dos resíduos de forma considerável. Neste mês, será distribuído sacos de ráfia para população separar o lixo seco (reciclável) do molhado (banheiro e cozinha). A logística de entrega para os bairros ainda será definida.

O vice-presidente da Associação, Gelson Chaves, apontou que a ação conecta todas as pessoas. Agregando valor aos materiais, gerando mais renda para o catador e consequentemente deixando a cidade mais limpa.