foto: Carina Yano/Semcos

Carina Yano/Semcos –

A secretaria de Meio Ambiente de Mundo Novo inicia as atividades do Junho Verde nesta quinta-feira (1º), com a visita dos alunos da Escola Terezinha Mendonça na UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis). A abertura oficial será no dia 06, no Anfiteatro Dorcelina Folador.

O mês inteiro é dedicado a sensibilização e à conscientização ambiental, mostrando a importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos.

Dentre as atividades realizadas durante este mês, está incluído o plantio de mudas de ipês na Avenida JK, próximo ao Conviver Daudt Conceição. Os alunos das escolas municipais participarão da ação.

Mundo Novo é a terceira cidade mais sustentável do Mato Grosso do Sul, diante das atividades realizadas no município, como: Coleta Seletiva; vinda de novos caminhões para Coleta de Lixo Comum e Seletiva e uma usina fotovoltática (que deve ser instalada neste ano).

Atividades do Convênio Linha Ecológica

O Convênio Linha Ecológica é uma parceria entre Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Segundo coordenador de Programas e Projetos, Thiago Couto, foi realizado recuperação de nascentes e construídas duas cisternas: uma na Escola Marechal Rondon e outra na UEMS. A Unidade de Valorização de Recicláveis e a Escola Marechal Rondon receberam a construção de uma horta.

Na última semana, a Oficina de Grafite foi encerrada com o artista Isaac Souza, no muro da Receita Federal, com os temas da flora e de peixes.

No ano anterior o artista plástico Ademar Pódekrê iniciou o grafite no local, mas com o foco na fauna. Um novo convênio está programado para ser celebrado no próximo ano.