Objetos compartilhados como o narguile, é um dos maiores meios de transmissão da doença
Carina Yano/Semcos –
Na manhã da última quarta-feira (22), a equipe do Posto de Saúde do bairro Fleck e São Jorge, realizou o Programa Hiperdia para os diabéticos e hipertensos.
O Hiperdia oferta exames que os pacientes precisam realizar mensalmente: aferição de pressão, teste de glicemia, pesagem e entrega de medicamentos.
Os agentes comunitários de Saúde e a enfermeira Pamela Ferreira, apresentaram na palestra o tema sobre tuberculose: formas de prevenção e como acontece a transmissão.
Segundo a enfermeira Pamela, um dos maiores meios da propagação da doença é através de objetos compartilhados, como o narguile. No ano de 2020, houveram cinco casos confirmados no município – a contaminação de todos aconteceu dentro de uma tabacaria.
Caso a pessoa apresente os seguintes sintomas: tosse (às vezes, com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre; o paciente deve procurar o Posto de Saúde para fazer a coleta e realizar o exame.
O próximo Hiperdia acontece nesta sexta-feira (24), para os bairros Berneck e Itaipu no Anfiteatro Dorcelina Folador, a partir das 08h00.