Carina Yano/Semcos –
Na manhã desta quinta-feira (30), a Associação dos Catadores Mundonovenses (ACAMN), da Unidade de Valorização de Recicláveis, participou do Curso de Cooperativismo realizado pela cooperativa Coopercicla.
O foco da qualificação está na melhoria do sistema de trabalho e de gestão. As habilidades conquistadas no curso trarão uma visão empreendedora para os catadores, no sentido de como trabalhar em equipe e como alcançar os resultados pré-estabelecidos; aumento da coleta de recicláveis e de renda.
De acordo com a coordenadora da Coleta Seletiva, Jaqueline Meireles, a empresa é referência de qualidade nos serviços prestados para a população no quesito de educação ambiental. A cooperativa tem filial em Amambai, Caarapó e Ivinhema.
“O que a gente pede é a colaboração da cidade de Mundo Novo, para que viabilizem a reciclagem para a UVR. É uma empresa com fins lucrativos, para que as pessoas possam ganhar dinheiro. Não é do município, o município sede a estrutura toda para a associação, para que essas pessoas possam ter uma condição de vida melhor”, destacou a vice-prefeita Rosaria Andrade.
O gestor ambiental da Coopercicla, Clodoaldo Pereira, informou que a capacitação será feita em três etapas: apresentar uma visão empreendedora, diagnóstico dos trabalhadores (coleta de dados) e um estudo de logística para elaborar uma nova rota da coleta seletiva.
De acordo com o assistente técnico da Itaipu Binacional, Marcelo Uliana, em um ano, uma casa com quatro pessoas produz em média uma tonelada e meia de resíduos orgânicos e reciclável.